Mãe suspeita de colocar veneno em lanche que comeu e deu para o filho em Araçatuba sofre de depressão, diz polícia
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Polícia pede prisão de mãe suspeita de envenenar filho em Araçatuba
A mulher de 47 anos suspeita de colocar veneno no lanche que comeu e deu para o filho de oito anos, na noite de sexta-feira (29), em Araçatuba (SP), sofre de depressão, segundo a polícia.
A informação foi confirmada pelo delegado responsável pela investigação, José Vitor Soares de Oliveira, em entrevista à TV TEM.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, o caso só foi descoberto porque a mulher telefonou para diversas pessoas em seguida, o que permitiu socorro imediato aos dois.
Neste domingo (31), a criança permanecia internada na UTI da Santa Casa de Araçatuba (SP) em estado grave. O estado de saúde da mãe, que foi encaminhada para o Hospital Estadual de Mirandópolis (SP), não foi atualizado até a publicação desta reportagem.
Conforme o delegado, o quadro de depressão pode ter sido um fator determinante para a atitude da mulher.
“Segundo informações preliminares, ela [mãe] possuía um grave quadro de depressão. Isso será apurado com o contexto da investigação, mas acreditamos que pode ter sido um catalizador para essa atitude impensada por parte da mãe”, comenta.
Delegado José Soares de Oliveira responsável pelo caso
Reprodução/TV TEM
No sábado (30), a polícia pediu à Justiça a prisão temporária da mãe. A decisão judicial ainda não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.
Ainda segundo o delegado, mãe e filho saíram de Valparaíso na noite de sexta para passar o aniversário dela em Araçatuba.
Segundo consta no registro policial, ela adquiriu um veneno conhecido como "chumbinho" em Araçatuba e colocou no lanche que comeu junto à criança. Depois, resolveu voltar com o filho para Valparaíso. A polícia vai investigar onde ela adquiriu a substância tóxica.
A mulher começou a telefonar para várias pessoas, entre elas uma vizinha de Valparaíso, que chamou o próprio irmão para prestar socorro, conforme aponta a investigação da Polícia Civil.
O homem encontrou mãe e filho em uma praça de pedágio, na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), e levou os dois para o hospital de Valparaíso, de acordo com o boletim de ocorrência. A Polícia Militar foi acionada.
Conforme o delegado levantou junto a familiares, a mulher está separada do pai da criança. No entendimento do delegado, os telefonemas que a mulher deu não caracterizam, inicialmente, arrependimento, pois ela não chegou a pedir socorro em nenhuma ocasião.
Santa Casa de Araçatuba (SP)
TV TEM / Felipe Nunes
Ainda segundo José Vitor, a polícia não descarta a possibilidade da suspeita ter praticado o crime por vingança.
“Não descartamos qualquer tipo de investigação, inclusive uma possível vingança relacionada a algum relacionamento pretérito. A princípio nós podemos ver que há uma tentativa de homicídio, mas com algumas qualificadoras presentes, como, por exemplo, o emprego de veneno”, finalizou o delegado.
A Delegacia de Valparaíso instaurou inquérito para apurar as motivações. O Conselho Tutelar do município também foi comunicado do caso.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM