Passarinho 'valentão' ataca mulheres que passam por calçada de bairro de BH; VÍDEO
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Passarinho vira “terror” de mulheres em rua do Belvedere, em BH
Um passarinho tá pagando de valentão, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele fica escondido em uma árvore e quando vê alguma mulher passando pela calçada na Avenida Paulo Camilo Pena, dá um voo rasante e ataca a cabeça da vítima (veja o vídeo acima).
A Débora Fontes trabalha em um prédio em frente ao local e quando a rotina tá mais tranquila, faz os vídeos. Já flagrou diversos "ataques". Inclusive foi vítima duas vezes do mesmo passarinho.
"Eu cheguei a cair no chão por causa do susto. A bicada é forte, parece ataque de morcego. E ele só ataca nós mulheres. Homens e principalmente se for careca, ele não tá nem aí", explicou Débora Fontes.
🐦Passarinho misógeno?
O g1 conversou com a médica veterinária, especialista em aves, Nayara Corrêa de Araújo e com o biólogo Luiz Fábio Vieira para identificar a espécie e entender o motivo da ave ter este comportamento. Nayara explicou que nada mais é do que um instinto de defesa.
"Eles fazem isso para proteger o ninho do que eles entendem como predadores. Ao ver as mulheres passando próximo de onde está a 'casa deles', a ave dá o voo rasante para afastar o que ela percebe como perigo. No caso, deve haver um casal que reveza a vigilância. Quando tem ovo, geralmente a fêmea fica no ninho mais durante a noite, que é quando ela bota e o macho durante o dia, chocando os ovos, enquanto ela faz a vigilância", explicou a veterinária.
O biólogo Luiz Fábio disse que se trata do sabiá-do-campo. Com relação aos ataques apenas às mulheres que passam, não dá pra saber ao certo o motivo, mas dá pra imaginar.
"Essa espécie é famosa nesse tipo de ataque. É importante deixar claro que os animais não sabem distinguir se é homem ou mulher. Pode ser que as mulheres chamem mais a atenção pelo volume do cabelo, usarem bolsas mais chamativas e aí eles interpretam como uma ameaça maior. Pra ter certeza, basta fazer um teste: coloca um homem de cabelo longo e uma mulher de cabelo curto pra passar por ali", brincou o biólogo.
O especialista também destacou que, em aproximadamente 40 dias, os filhotes já estarão grandes e deixarão o local, acabando com os ataques.
🐦Outros casos
O g1 já mostrou outras ocorrências parecidas em Belo Horizonte. Em dezembro do ano passado, a mesma espécie, sabiá-do-campo, estava realizando ataques, no bairro Palmares, região Noroeste da capital.
Mas no bairro Palmares, as aves eram menos seletivas, atacando homens e mulheres.
LEIA TAMBÉM
Entenda por que passarinho tem atacado pedestres em BH
Ave “nervosa” ataca mulheres no bairro Belvedere, em BH.
Débora Fontes
Vídeos mais vistos do g1 MG